Inovação e sustentabilidade

Casas Inteligentes: O Futuro é Agora

By 2 de julho de 2019 No Comments

Imagine: você está voltando do trabalho, cansado e precisando urgentemente relaxar. E depois de apenas alguns toques no seu celular, quando você chega em casa as luzes já estão na intensidade perfeita para te colocar naquele estado de calma, o ar condicionado na sua temperatura preferida e a sua banheira já cheia de água e prontinha para um banho incrível… Parece sonho, ou coisa dos Jetsons? Pois saiba que em muitas casas, isso já é realidade!

Nos últimos anos, o mercado da chamada “Internet das Coisas” (IoT, na sigla em inglês) tem crescido cada vez mais e abrangendo cada vez mais aparelhos. Através de conexões via Wi-Fi e Bluetooth, é possível interligar e automatizar vários aspectos da sua casa: desde a abertura de cortinas até as torneiras da banheira, além de conseguir colocar música para tocar ou receber informações sobre a previsão do tempo e notícias do dia apenas com uma solicitação em voz alta.

Aqui no Brasil, esse tipo de tecnologia está presente em apenas 2% dos lares, mas estima-se que o crescimento na próxima década chegue aos dois dígitos, conforme essa tecnologia fica ainda mais fácil, mais barata e mais disponível.

Segurança

Os sistemas de segurança residenciais estão entre os primeiros itens a se beneficiarem dessa expansão tecnológica, devido a sua enorme importância. Câmeras de segurança, populares desde os anos 90, ficam cada vez menores, mais discretas, com imagens em maior resolução e mais possibilidades de zoom e armazenamento de imagens. Fechaduras com abertura via biometria (impressão digital), códigos numéricos e aplicativos de celular já estão disponíveis no mercado e são de fácil instalação em qualquer tipo de porta ou portão – permitindo, por exemplo, que você destranque a porta da sua casa para um parente, visita ou funcionário mesmo sem estar nem mesmo perto dela. Sistemas que detectam a presença não autorizada na residência também já existem no mercado, e algumas usam até mesmo de reconhecimento facial para detectar se é uma pessoa estranha ou uma que tenha sido previamente categorizada como “confiável”.

Sustentabilidade

Regulação automática de temperatura ambiente, abertura e fechamento controlado de cortinas e janelas, e aumento ou diminuição da intensidade de lâmpadas são apenas algumas das tarefas que a integração tecnológica pode fazer na sua casa, com o objetivo de economia de energia elétrica e recursos. Nessas funções, são medidos fatores como a temperatura ambiente atual e externa, a quantidade de luz do cômodo, o período do dia e do ano, o que garante que o máximo dos recursos naturais sejam aproveitados, como a luz do sol, para que se economize nos elétricos.

Economia de tempo

Mais do que deixar sua casa mais confortável, agradável e segura, essas funções também podem ajudar a deixar a sua vida mais rápida e eficiente. Já existem cafeteiras que preparam seu café na cozinha enquanto você se arruma no quarto, sem a necessidade de ir até lá para ligar, aspiradores de pó que ao serem programados, se movimentam sozinhos e aspiram o chão enquanto você está no trabalho, e geladeiras que listam todos os itens dentro dela e avisam quando um deles está acabando, para que você planeje melhor a sua próxima ida ao supermercado. Tudo isso ajuda você a economizar tempo no dia a dia corrido, e facilita na priorização do seu bem-estar.

Quais dessas tecnologias você mais gostaria de ter na sua casa?

Comentários do Facebook
vollup

Autor vollup

Mais posts de vollup

Deixe uma resposta