Ah, o sonho da casa própria… Comprar um imóvel é um dos maiores investimentos na vida de alguém, em todos os sentidos. E, para realizar esse sonho, é preciso esforço: guardar dinheiro de maneira consciente exige um planejamento financeiro muito bem feito. E, para um planejamento financeiro bem feito, são necessários alguns passos.

Reflexão

O primeiro passo para um bom planejamento financeiro começa antes mesmo de colocar valores no papel. Refletir sobre suas finanças, sobre os gastos e dívidas, ajuda a organizar os pensamentos para já iniciar o plano com a cabeça limpa e as ideias claras.

Organização

Agora sim é a hora de colocar tudo no papel e tirar o pó da calculadora. Calcule sua renda total mensal e anual, assim como os seus gastos. Até os menores contam! Por exemplo, por mais barato que seja, um cafezinho todos os dias pode representar um gasto significativo ao fim do mês. É importante elencar quais são os gastos indispensáveis e quais são dispensáveis, para detectar onde pode ser feita a economia.

Acompanhamento

Quando a intenção é realizar uma grande compra ou investimento, o planejamento financeiro só é efetivo quando é aplicado a longo prazo. Por isso, é essencial que haja um acompanhamento mês a mês da situação financeira. Assim, é possível detectar onde o plano está falhando e onde está dando certo, possibilitando ajustes. Estabelecer metas realistas em prazos realistas e comemorar quando são atingidas são medidas que ajudam muito na hora de manter a motivação.

Pesquisa

Comprar um imóvel é um investimento com dezenas de variáveis quando se trata de preço. Ele pode mudar de acordo com o tamanho, localização, condição do imóvel, modo de pagamento, etc. Pesquisar a fundo, comparar e analisar prós e contras é essencial para que seja feita uma boa escolha de onde investir o seu dinheiro. Além disso, também é preciso saber e considerar todas as alternativas dos diferentes modos de pagamento, já que alguns podem acabar saindo mais caros que outros, devido à juros e taxas.

Um planejamento financeiro bem pensado, bem planejado e bem feito garantem que o sonho da casa própria fique ainda mais possível para você e para a sua família. E se você está à procura da sua nova residência, conheça os empreendimentos Namour e apaixone-se!

Comentários do Facebook